Quando vemos muitas marcas (pelo menos duas) usando os mesmo recursos nas vitrines, temos que ficar de olho. Pode ser um mero caso de “referência ou coincidência?”, mas também pode ser uma tendência despontando por aí.
Usar fotos nas vitrines não é nenhuma novidade, mas lá fora elas andavam um pouco esquecidas, dando lugar para outros recursos cenográficos. A Printemps já apostava nas fotos (lembram desse post aqui?) e, pelo visto, continua acreditando: na última vitrine, usou uma série de fotos que contam uma historinha divertida sobre o roubo de uma versão da Torre Eiffel, coberta de diamantes. São nove fotos, uma em cada vitrine, da artista Bettina Rheims.
Outra empresa que geralmente usa fotos publicitárias nas vitrines é a Prada. Parece que nessa coleção veremos de novo fotos combinadas com manequins e displays.
Armani foi outra marca que usou fotografias, mas ou invés de usá-las como as marcas acima, parece que elas foram ampliadas, recortadas e dispostas de maneira a criar movimento. Interessante!
Até a Barneys NY, em Nova Iorque, apostou numa grande foto p&b para sua vitrine, que ficou linda e minimalista.
Por aqui, a marca que sempre aposta em fotos nas vitrines é a Santa Lolla. Até mesmo no showroom as fotos aparecem, dessa vez cercadas por lâmpadas que nos lembram muito aquelas que vimos combinadas com letras gigantes (para saber do que estamos falando, clique aqui).
Mas nem só as fotos estão dando o ar da graça nas vitrines por aí. Também já percebemos que algumas marcas andam de olho em vitrines mais artsy, com ilustrações maravilhosas, como Chanel e Henri Bendel.
Em tempos de crise, fotos e ilustrações são recursos mais baratos do que manequins diferenciados e grandes instalações nas vitrines. Apesar da possível tendência sobre manequins decorados e diferentes (sobre os quais falamos aqui e aqui), achamos que muitas marcas poderão recorrer às ilustrações de fotos, misturadas aos manequins que sempre usaram.
Agora é só aguardar e ver o que virá por aí…
Fotos: Mes Vitrines NYC, NYC Windows
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