Com o avanço dos celulares, tudo mudou em nossas vidas e no mundo. Hoje em dia quase ninguém pensa em viver sem o seu smartphone, seja ele qual for. Sentimos até uma certa “exclusão social” quando não podemos nos conectar ao mundo virtual a qualquer momento: no meio da rua, durante o almoço, no caminho para o trabalho, etc.
Os aplicativos das redes sociais facilitam nossa interação com amigos e até mesmo com empresas e marcas que admiramos e cujos produtos consumimos e, como sabemos, existem muitas maneiras através das quais podemos fazer isso. Para manter maior controle sobre as informações e tornar a comunicação mais dinâmica, várias redes sociais estão integradas – hoje em dia, podemos “curtir” posts nos blogs e a informação aparece também no Facebook, como também podemos dividir o link do post que gostamos no Twitter, e por aí vai.
A Nike, contudo, foi além, o que não nos espanta nem um pouco, ainda mais quando se trata da empresa que mais divulga o estilo de vida relacionado à corrida, que provavelmente é o esporte mais democrático, dinâmico e desafiador que existe.
A empresa resolveu experimentar o uso do QR Code na sua loja na Bélgica. Funciona assim: você vê a vitrine e, se gostar dos produtos, basta fotografar o QR Code e automaticamente aparece um “like” no seu perfil do Facebook.
Segundo o site Brainstorm9, o QR Code é extremamente popular entre os publicitários, mas o uso geralmente é complicado, pois os smartphones não são padronizados para ler os códigos, sendo necessário fazer download de um software. No caso da Nike, o processo é facilitado através do Likify, uma ferramenta que gera QR Codes customizados com o Facebook com apenas meia dúzia de cliques.
Fonte: Brainstorm9, via Marcelo Cortazio
[…] quando falamos sobre o uso de QR Code na vitrine da Nike na Bélgica? Parece que a onda também acertou em cheio a Calvin Klein. Após ter seus outdoors censurados, a […]
[…] abordamos o assunto do marketing sensorial, e pela Tissot. E, finalmente, não podemos esquecer da Nike Bélgica, que promoveu a interação entre vitrine e redes sociais através do QR Code, tornando possível […]
[…] destaque, que apareceu em vários stands, foi o QRCode (também já falamos sobre essa tecnologia aqui e aqui), assim como filmes translúcidos para aplicar sobre superfícies de vidro (como vitrines, […]