A utilização de QR Code por marcas de moda não é uma novidade: Nike, CK e Louis Vuitton, entre outras, já recorreram à inovação para promover lançamentos polêmicos e integrar campanhas no ponto de venda as redes sociais, além de seduzir seus consumidores com a aproximação do que há de mais novo e moderno no universo tecnológico.
Contudo, sua adoção continua crescendo (ocorreu um aumento de 800% entre abril de 2010 e abril de 2011, segundo o relatório de tendências ScanLife Mobile Barcode) e as empresas de moda investem na tecnologia para promover concursos, descontos, divulgar conteúdo exclusivo e, até mesmo, para revelar ao consumidor todo o histórico do produto que ele está adquirindo.
O projeto IOU se baseia no uso da tecnologia para divulgar sua linha de easy-to-wear, cujos produtos são feitos artesanalmente e, portanto, são únicos e especiais. De acordo com as informações no site do projeto, esse caráter único de cada produto torna possível que sua origem seja rastreada e que tenhamos acesso a todas as informações relacionadas ao seu processo de desenvolvimento. Tais informações são extremamente interessantes e importantes, principalmente em tempos de campanhas sobre sustentabilidade que, muitas vezes, se revelam discursos vazios de empresas que estão interessadas apenas em aumentar seus lucros.
Tornando o produto rastreável desde a origem do fio na Índia até os trabalhos de beneficiamento feitos na Europa, o consumidor passa a ter acesso à história do produto que lhe está sendo oferecido e, portanto, pode fazer uma escolha mais consciente e até mesmo entender mais sobre o seu processo de fabricação, o que ajuda a justificar preços e valorizar o produto além de envolver o consumidor nos valores da marca e sua história (geralmente, quando uma marca adota tal postura, sua imagem torna-se associada a valores como transparência, autenticidade, responsabilidade social e ambiental e exclusividade).
Lembramos que alguns smartphones, como BlackBerry, fazem leitura imediata dos QRCodes através de suas câmeras, mas geralmente é necessário fazer download de programas leitores do código para celular, como BeeTagg e Kaywa (ambos gratuitos). Para desvendar o que cada QRCode esconde, basta acessar o aplicativo e apontar a câmera do seu celular na direção do código. Após o reconhecimento, você será redirecionado ao conteúdo exclusivo. Have fun!
Fotos: Re:conectar, Springwise
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[…] dois exemplos muito legais foram divulgados. Otatuador francês K.A.R.L. tatuou o primeiro QR-Code no corpo de um amigo e transmitiu todo o processo ao vivo, interagindo com os fãs e respondendo […]
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